Observe esta obra, de Pedro Bruno, que retrata mulheres confeccionando a bandeira nacional. É uma bandeira grande, muito maior do que aquelas que vemos desfraldadas em mastros de repartições públicas e escolas.
A pátria, obra de Pedro Bruno, no Museu da República
A Bandeira Nacional brasileira adotada pelo decreto de 19 de novembro de 1889 tem largura de 14 módulos e comprimento de 20 módulos. Assim, a razão entre a largura e o comprimento da bandeira é 14:20, que é igual a 7/10.
Outra lei, de 1971, dispõe que: “Poderão ser fabricados tipos extraordinários de dimensões maiores, menores ou intermediárias, conforme as condições de uso, mantidas, entretanto, as devidas proporções”.
Em outras palavras, a lei garante que a nossa bandeira pode ser reproduzida em qualquer tamanho, desde que se mantenha constante a razão entre a largura e o comprimento.
Questões para serem discutidas:
1. O que o assunto acima retratado tem de comum com o conteúdo que estávamos estudando em sala na aula passada?
2. De acordo com a lei de 1971, você pode confeccionar uma bandeira brasileira com 1,75 metros de largura por 2,5 metros de comprimento?
3. Se você quiser confeccionar uma bandeira brasileira com 30 metros de comprimento, qual deverá ser a largura da sua bandeira para que as condições de medidas legalmente estabelecidas sejam mantidas?
4. Em 21 de março de 2002, uma imensa bandeira, de 55 metros de comprimento e pesando 410 quilos, cobriu o prédio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), no Rio de Janeiro. Ela foi confeccionada e posicionada no prédio por estudantes universitários em um ato pela cultura nacional.
a. Pesquise mais informações sobre esse fato e poste aqui no blog.
b. De acordo com a legislação, quantos metros de largura deveria ter essa bandeira?
5. Pesquise o que são consideradas atitudes de manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional?